NE : O senhor poderia indicar leituras ou caminhos para orientar o professor? Moura Castro : Esta revista está recheada de boas idéias e leituras. O caminho é por aí: levar o ensino árido, decorado e rasteiro para a direção do ensino reflexivo, que dialogue com o mundo real e seja contextualizado. Não estão em jogo a teoria pedagógica ou o guru de plantão. Interessam, isso sim, maneiras de tornar a sala de aula mais estimulante, intelectualmente mais rica. NE : Muitos professores se sentem bombardeados por diferentes e sucessivas concepções de bom ensino, como modismos. Eles não sabem, por exemplo, se podem utilizar recursos tradicionais, como o livro didático, o ditado e as aulas expositivas. Em educação, existe consenso entre o que é bom/moderno e o que é ruim/ultrapassado? É possível afirmar que tal método serve e outro não? Moura Castro : O bom professor de um século atrás não seria um mau professor hoje. O livro continua tão vigente quanto antes. A aula expositiva n
Aqui, Agora e Sempre...o Norte é o Oriente.