Pular para o conteúdo principal

Postagens

Djavan - Sem Saber

Tom: A7+ Intro: Bm7 C#m7 D7+ D/E A7+ E#º F#m7 A vida já é um absurdo A7+ E#º F#m7 Com você longe muito mais Bm7 C#m7 D7+ A estrada é ruim C#m7 Bm7 C#m7 D7+ Oh, trânsito que não vai C#m7 Bm7 C#m7 D7+ Bm7 Bb7+ Mas com a gente tudo ia em paz A7+ E#º F#m7 É você que esquenta sem saber A7+ E#º F#m7 Você não me vê como eu sou Bm7 C#m7 D7+ Quando vou te ver C#m7 Bm7 C#m7 D7+ Dias sem calor C#m7 Bm7 C#m7 D7+ C#m7 Bm7 C#7/9- Que fará, o que me dirá? F#m7 Fui prá cama cedo Temendo o mistério Que desassossego Me diz o que quer D7+/9 C#m7 E eu dou D7+/9 C#m7 E não dou D7+/9 Esperando nada C#m7 Dou... F#m7 Silêncio da noite, a noite brilhando Meu bem

O Xampu do Manuel

O Manuel está tomando banho e grita para Maria:— Ô Maria, me traz um xampu! E Maria lhe entrega o xampu. Logo em seguida, ele grita novamente: — Ô Maria, me traz outro xampu. — Mas eu já te dei um agorinha mesmo, homem! — Eu sei! É que aqui está dizendo que é para cabelos secos e eu já molhei os meus.

Augusto Boal - Entrevista concedida a Veja (17/11/1976), a Paulo Sotero, no ano em que exilou-se em Lisboa.- Final

Veja - Depois de todas essas experiências, como você vê, hoje, o teatro popular na América Latina? BOAL - Devido à repressão existente na maioria dos países, é um trabalho cada dia mais difícil. Mas em alguns países há uma quantidade considerável de grupos de teatro popular. Por exemplo, no México, existem pelo menos sessenta grupos de vários pontos do país que fazem parte de uma organização chamada Centro Libre de Investigación Teatral e Artística. Na Colômbia e na Venezuela há também alguns movimentos importantes. Mas, de um modo geral, todos esses grupos fazem o teatro para o povo. Em Cuba, existe uma experiência muito interessante feita por um grupo chamado Escambray. Seus integrantes vão todos os anos para o interior e ficam seis meses vivendo e trabalhando com os camponeses. A partir dessa experiência, eles montam uma ou duas peças sobre temas da região e percorrem o país. Eu acho que isso é um passo adiante. Mas ainda não basta. Eles trabalham com os camponeses durante um tempo.

Augusto Boal - Entrevista concedida a Veja (17/11/1976), a Paulo Sotero, no ano em que exilou-se em Lisboa - Parte 1

Veja - Como foi seu trabalho na América Latina desde sua saída do Brasil, em 1971, até agora, com a mudança para Portugal? BOAL - Minha preocupação com a América Latina já vinha de longe. A partir de 1968 vi que, para mim, não havia mais condições de trabalhar no Brasil. Então comecei a viajar por vários países vizinhos e percebi que o Brasil era um país culturalmente isolado. Em 1969, 1970 e 1971 tentei integrar teatralmente nosso país à América Latina, levando peças brasileiras para o exterior. Por exemplo, percorri o México de alto a baixo com Zumbi e com Simon Bolívar, uma peça que ensaiei no Brasil mas só encenei fora. Em 1971 fui preso, fiquei três meses no presídio Tiradentes sem culpa formada. Descobriu-se então que eu era inocente e, depois de uma grande campanha internacional pela minha soltura, me deixaram sair. Imaginei então que poderia fazer um trabalho mais útil fora do Brasil e fui trabalhar na Argentina. No Brasil, eu já tinha feito o Teatro Jornal, que eram onze técni

Dezembro

Em latim, decem, que significa dez. Décimo mês no calendário romano. Apesar de ser o décimo segundo e último mês do calendário gregoriano, o nome se conservou. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.