Pular para o conteúdo principal

Postagens

Canais de TV

A GAZETA S A&E GIGASHOPPING SBT AGRO CANAL GLOBO SAT SCI-FI CHANNEL ANIMAL PLANET GLOBONEWS SESCTV ANIMAX GNT SEX ZONE AXN GOLF CHANNEL SEXY HOT B H SHOP TOUR BAND HBO SHOPTIME BAND MG HBO+ SIC BANDNEWS HBO FAMILY SONY BANDSPORTS HBO FAMILY+ SPEED CHANNEL BBC WORLD HBO PLUS SPORTV BLOOMBERG HBO PLUS+ SPORTV2 BOA VONTADE HENTAI T BOOMERANG HUSTLER TV TBC C I TCM CAMP. ESPANHOL iTV TELECINE ACTION CANAL BRASIL J TELECINE CULT CANAL DO BOI JETIX TELECINE LIGHT CANAL RURAL M TELECINE PIPOCA CANCÃO NOVA MANAGEMENTV TELECINE PREMIUM CNT MAXPRIME TERRA VIVA CARTOON NETWORK MAXPRIME+ THE HISTORY CHANNEL CBED I MGM TNT CBED II MOSAICO TV ALTEROSA CINE SKY MTV TV APARECIDA CINEMAX MTV HITS TV BRASIL CENTRAL CINEMAX+ MULTISHOW TV CAMARA CLIMATEMPO MUNDO MAIOR TV CULTURA CNNE N TV CULTURA CE CNNI NATIONAL G. CHANNEL TV CULTURA PR CNU NBR TV DIARIO D NGT TV ESCOLA DEUTSCHE WELLE NHK TV ESPANHA DISCOVERY CHANNEL NICKLODEON TV ESPORTE INTERATIVO DISCOVERY HEALTH P TV JUSTIÇA DISCOVERY KIDS PASS

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r
Áudio DIA ÁUDIO 1 ANOS 60 2 ANOS 70 3 ANOS 80 4 BALADAS 5 BANDNEWS FM 6 BLUES 7 BOSSA NOVA 8 CBN 9 GLOBO AM 10 GLOBO FM 11 GUARANI FM 12 JAZZ CLÁSSICO 13 JAZZ CONTEMPORANEO 14 JOVEM 15 JOVEM PAN AM 16 JUSTIÇA FM 17 MPB 18 MUSICA CLASSICA 19 MUSICA ORQUESTRADA 20 POP ROCK 21 RADIO BOA NOVA 22 RADIO BRASIL CENTRAL 23 RADIO CAMARA 24 RÁDIO CLUBE DO PARÁ 25 RÁDIO GAUCHA 26 RÁDIO INCONFIDÊNCIA 27 RADIO ITATIAIA 28 RADIO VERDES MARES 29 ROCK CLÁSSICO 30 STANDARTS 31 SUCESSO

A inteligência

A psicologia costuma definir a inteligência por sua função, considerando-a uma atividade de adaptação ao ambiente, através do estabelecimento de relações entre meios e fins para a solução de um problema ou de uma dificuldade. Essa definição concebe, portanto, a inteligência como uma atividade eminentemente prática e a distingue de duas outras que também possuem finalidade adaptativa e relacionam meios e fins: o instinto e o hábito. Compartilhamos o instinto e o hábito com os animais. O instinto, por exemplo, nos leva automaticamente a contrair a pupila quando nossos olhos estão muito expostos à luz e a dilatá-la quando estamos na escuridão; leva-nos a afastar rapidamente a mão de uma superfície muito quente que possa queimar-nos. O instinto é inato. Ao contrário, o hábito é adquirido, mas, como o instinto, tende a realizar-se automaticamente. Por exemplo, quem adquire o hábito de dirigir um veículo, muda as marchas, pisa na embreagem, no acelerador ou no freio sem precisar pensar nessa

Experiências de pensamento

Muitas vezes nos acontece de passarmos horas matutando, cismando, querendo compreender alguma coisa que nos escapa. Fazemos nossas atividades de todo dia, mas parecemos distraídos porque nossa atenção está concentrada noutra parte, naquilo que estamos querendo compreender e não conseguimos. Cansados, paramos de cismar e de dar atenção ao assunto. De repente, com susto e alegria, quase gritamos: "Entendi!". Sentimos o mesmo que quando completamos um quebra-cabeça, todas as peças em seus devidos lugares, a figura bem visível diante de nós. Tivemos uma experiência de pensamento. Outras vezes, assistindo a uma aula, lendo um livro científico, fazendo um trabalho no laboratório, resolvendo um problema no computador, vamos acompanhando passo a passo as idéias, os encadeamentos dos raciocínios, as relações de causa e efeito entre certas coisas, as conseqüências de uma afirmação e de uma negação e, finalmente, a conclusão a que chegam a aula, o livro, o trabalho no laboratório ou no

O que dizem os dicionários

Se procurarmos pensar e pensamento nos dicionários, notaremos que os vários sentidos dados a esses termos recobrem os exemplos que demos do uso dessas palavras em nosso cotidiano e ainda acrescentam alguns outros sentidos. Pensar, dizem os dicionários, significa: 1. aplicar a atividade do espírito aos elementos fornecidos pelo conhecimento; formar e combinar idéias; julgar, refletir, raciocinar, especular; 2. exercer a inteligência; meditar, ver; 3. exercer o espírito ou a atividade consciente de uma maneira global: sentir, querer, refletir; 4. ter uma opinião, uma convicção; 5. supor, presumir, crer, admitir, suspeitar, achar; 6. esperar, tencionar; 7. preocupar-se; 8. avaliar; 9. cismar. Pensamento, de acordo com os dicionários, significa: 1. o ato de refletir, meditar ou pensar, ou o processo mental que se concentra em idéias; 2. a atividade de conhecimento ou tendo por objeto o conhecimento; 3. consciência, mente, espírito, entendimento, intelecto, razão; 4. poder de formular idéia