Pular para o conteúdo principal

Islândia


1 INTRODUÇÃO
Islândia, república insular, situada imediatamente abaixo do Círculo Polar Ártico, no norte do oceano Atlântico, a cerca de 300 km a sudeste da Groenlândia, 800 km a noroeste da Escócia e a aproximadamente 1.000 km a oeste da Noruega. Sua superfície é de 103.000 km2. A capital é Reykjavik.

2 TERRITÓRIO
A Islândia possui uma costa muito irregular, especialmente a oeste e a norte. Geologicamente, o terreno é de origem vulcânica recente e, em sua maior parte, é formado por planaltos de lava.
Quase 15% da superfície é coberta por neves eternas e glaciares. Vatnajökull (ou glaciar Vatna), no sudeste, é o maior dos mais de 120 glaciares da ilha. Possui também um grande número de pequenos lagos e rios com corredeiras, de origem glaciar.
Encontra-se em uma das principais falhas da crosta terrestre, a dorsal média atlântica. Por conseguinte, é um dos lugares da terra mais ativos do ponto de vista tectônico e, por isso, há um grande número de vulcões (entre os mais de 200, destacam-se o monte Hekla e o Laki), de mananciais de águas termais, de gêiseres (destaca-se o Geysir) e de solfataras. (ver Tectônica de placas).
Possui um clima oceânico frio, moderado pela corrente norte-atlântica (prolongação da corrente do Golfo).

3 POPULAÇÃO E GOVERNO
A população é muito homogênea, quase totalmente de origem nórdica e celta. Em 2001, a população total é de 277.906 habitantes e a densidade éa de 2,7 hab/km2.
Reikjavik, a capital, tem 101.850 habitantes (1993). Outras cidades importantes são Akureyri, com14.665 habitantes (1992), Kópavogur, com 16.832 habitantes e Hafnarfjördur, com 16.107 habitantes.
O luteranismo é a religião oficial do país, à qual pertencem mais de 93% dos islandeses. Entretanto, há uma completa liberdade religiosa. O idioma é o islandês; a maioria dos habitantes fala, pelo menos, uma língua estrangeira, em especial o inglês. (ver Língua islandesa; Literatura islandesa).
A Islândia é governada pela Constituição de 1944. O chefe de Estado é o presidente, que é eleito por sufrágio universal. A Constituição confere o poder executivo ao presidente e a um conselho de ministros, dirigido por um primeiro-ministro. O órgão legislativo é o Althing.

4 ECONOMIA
Em 1999, o produto interno bruto foi de 8,8 bilhões de dólares, cerca de 31.770 dólares per capita. A unidade monetária é a króna (coroa).
Menos de 1% da superfície agrária é cultivada. A partir de 1945, entretanto, houve uma grande expansão da produção de flores, plantas exóticas e verduras em estufas aquecidas por energia geotérmica. Cerca de 20% do terreno é apropriado para pastos, o que faz da criação de gado uma importante atividade econômica.
As indústrias mais importantes são a pesca e a transformação do pescado. A Islândia ocupa o primeiro lugar na pesca do bacalhau e do arenque, o que corresponde a quase dois terços das capturas mundiais.

5 HISTÓRIA
A ilha não foi colonizada até 870. O viking norueguês Ingolfr Arnalson e sua mulher foram os primeiros colonizadores permanentes, em 874. Durante os 60 anos seguintes, outros colonizadores chegaram à ilha a partir da Noruega, de outros países nórdicos e das ilhas Britânicas. Por volta de 930, foi criado o Althing, assembléia de homens livres, que atuava como órgão do governo.
Os poderes legislativo e judicial eram exercidos pelo Althing, às vezes assistidos pelos godi, poderosos chefes religiosos que, na prática, constituíam a classe dirigente. No final do século X, os islandeses colonizaram a Groenlândia e, no início do século XI, Leif Eriksson chegou ao continente americano.
O cristianismo foi adotado no século X e, em 1000, o Althing obrigou todos os islandeses a se converterem. O aparecimento da Igreja desestabilizou a autoridade secular, minou a antiga estrutura de poder e possibilitou a irrupção de potências estrangeiras. Em 1262, o rei Haakon IV o Velho da Noruega foi reconhecido como rei pelos islandeses.
O domínio norueguês trouxe consigo uma forte decadência islandesa, tendência que se manteve quando a Islândia acompanhou a Noruega em sua união com a Dinamarca, em 1830, na qual buscava expandir a navegação e o comércio. De forma gradual, a coroa dinamarquesa reduziu suas atividades comerciais na Islândia e, em meados do século XVI, havia expulsado quase todos os comerciantes estrangeiros. A partir de 1540, apesar da forte resistência, o luteranismo foi imposto na ilha. Em 1602, foi estabelecido o monopólio dinamarquês sobre o comércio da Islândia. A longo prazo, o sistema de opressão econômica reduziu a Islândia à miséria.
Em 1661, o rei Frederico III implantou a monarquia absoluta, que teve, como conseqüência, a anulação dos poderes do Althing.
No século XIX, os movimentos nacionalistas começaram a exigir a independência. Nesse conflito, o político Jón Sigurdsson desempenhou um importante papel. Em 1843, o Althing foi restabelecido e o comércio, aberto a todas as nações. Vinte anos depois, foi promulgada uma constituição.
Em 1904, a Islândia conquistou a sua autonomia e, em 1918, foi reconhecida como um Estado independente, unida apenas nominalmente à Coroa dinamarquesa. Segundo o Tratado de União, qualquer um dos dois estados teria o direito de revogar o acordo depois de 25 anos. Em 1944, foi proclamada a República da Islândia, da qual Sveinn Bjornsson foi o primeiro presidente.
A ampliação de suas águas territoriais de 4 para 200 milhas náuticas (de 7 a 370 km) em fases sucessivas (1964, 1972, 1975) provocou conflitos com o governo britânico, que respondeu com o envio de navios de guerra para proteger seus barcos pesqueiros nas águas em conflito; as chamadas “guerras do bacalhau” duraram até 1976, quando os britânicos aceitaram o novo limite.
A política islandesa tem-se caracterizado desde 1918 pelos governos de coalizão. A presidenta Vigdís Finnbogadóttir foi a primeira mulher no mundo a se tornar chefe de Estado eleita por sufrágio universal.


Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r