Pular para o conteúdo principal

Teologia


1 INTRODUÇÃO
Teologia, disciplina que expressa a razoabilidade dos conteúdos de uma fé religiosa, apresentados em um conjunto coerente de proposições.
A teologia aplica, no estudo de seus conteúdos, os procedimentos metodológicos, críticos e intelectuais da filosofia. Porém, estes procedimentos são diametralmente opostos aos das ciências naturais e humanas porque partem do pressuposto da fé e seu objetivo final, Deus, não é passível de pesquisa empírica. Portanto, o problema de estabelecer um método rigoroso de raciocínio sobre Deus é crucial em teologia.
Judeus, cristãos e muçulmanos dão às escrituras (Torá, Bíblia e Alcorão) uma autoria divina, o que não acontece no hinduísmo e no budismo.
A transmissão oral é outro meio de expressão e comunicação da revelação original já que, onde a escrita parece confusa ou inconsistente, a comunidade de crentes a interpreta. Isso ocorre muito mais no islamismo do que non catolicismo.
A experiência própria, seja pessoal ou comunitária, tem importante influência na teologia. O teólogo procura a fé em Deus em fenômenos religiosos — como no misticismo e na conversão — e também na vivência cultural, social e política da época.
2 MÉTODO TEOLÓGICO
Não existe um único método, de caráter universal, reconhecido na teologia. Os teólogos protestantes da Reforma, e posteriores a ela, têm tentado generalizar sem método, regendo-se estritamente pela Bíblia. É nisto que consiste o trabalho da exegese, que visa a compreender um significado. Os teólogos devem questionar como tem evoluído o significado original de um texto no decorrer da história doutrinal. Também devem procurar o significado que poderia ter este texto na época e situação cultural em que foi escrito. Este passo é a hermenêutica. A interpretação é um ato criativo e inovador e não somente a transposição de significados de um contexto antigo para outro moderno.
Uma distinção deve ser feita entre Teologia apologética (tentativa de expor as crenças religiosas enquanto se atende ou se responde às objeções e críticas) e Teologia dogmática que é a exposição ordenada das crenças. Alguns teólogos rejeitam a primeira, argumentando que a apologética é, apenas, uma clara exposição da crença.
Embora a Bíblia seja um rico depositário de material teológico, não é um manual de teologia. A Epístola de Paulo aos Romanos é, talvez, a proposta mais próxima de um tratado teológico no Novo Testamento.
No Oriente, o escritor Orígenes (século III) foi o teólogo mais influente da era cristã primitiva. O grande teólogo do Ocidente foi Santo Agostinho de Hipona. Ambos foram influenciados pela filosofia de Platão. A figura que mais se destacou na teologia medieval foi São Tomás de Aquino. Seu tratado Summa Theologica é uma detalhada exposição das doutrinas sobre Deus: natureza humana, encarnação e salvação. Com sutileza, Tomás de Aquino — baseando-se na filosofia de Aristóteles — mistura temas filosóficos e religiosos, exercendo uma influência sem precedentes na teologia católica romana.
No século XVI, o teólogo mais importante da reforma protestante foi João Calvino. Destacando a soberania de Deus até elaborar uma nova tese de predestinação, Calvino, ainda assim, tentou fundamentar suas doutrinas nos postulados da Bíblia.
Depois da Reforma, veio um período de estagnação teológica. A antiga teologia tinha perdido o prestígio para dois filósofos do século VIII: o cético inglês David Hume e o idealista alemão Emmanuel Kant. Por isto, o teólogo alemão do século XX, Friedrich Schleiermacher, conclamou para que a experiência da comunidade de fiéis fosse considerada uma nova base teológica.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r