Pular para o conteúdo principal

Anatomia



1 INTRODUÇÃO
Anatomia, ramo das ciências naturais relativo à organização estrutural dos seres vivos. É um estudo científico muito antigo, cujas origens remontam à pré-história.

2 HISTÓRIA DA ANATOMIA
Durante séculos, os conhecimentos anatômicos basearam-se na morfologia descritiva, isto é, na observação de plantas e animais dissecados. A invenção do microscópio no século XVII deu lugar ao desenvolvimento da anatomia microscópica, que se dividiu em histologia e citologia.
A anatomia patológica foi considerada um ramo da ciência pelo médico italiano Giambattista Morgagni e, no final do século XVIII, o naturalista francês Georges Cuvier sistematizou a anatomia comparada.
A anatomia microscópica fez grandes progressos durante os séculos XIX e XX, graças a microscópios com maior poder de resolução. A descoberta dos raios X pelo físico alemão Wilhelm Roentgen possibilitou que os anatomistas estudassem os tecidos e os sistemas dos órgãos nos animais vivos.
No século XX, desenvolveu-se outro procedimento para a investigação anatômica: a cultura de tecidos, que implica na cultura de células e tecidos de organismos complexos fora do corpo.

3 ANATOMIA HUMANA
O funcionamento do corpo humano baseia-se nos seguintes sistemas:

Esqueleto e musculatura: o esqueleto humano é formado por mais de 200 ossos, unidos por faixas de tecido conjuntivo resistente e pouco elástico, denominadas ligamentos. Os movimentos dos ossos do esqueleto ocorrem graças às contrações dos músculos esqueléticos, ligados aos ossos por tendões.
Sistema nervoso: divide-se em somático, que exerce o controle sobre os músculos esqueléticos, e autônomo, que é involuntário e controla os músculos liso, cardíaco e as glândulas. O sistema nervoso autônomo divide-se em dois: simpático e parassimpático. A maioria dos músculos e glândulas possui uma dupla inervação; nestes casos, as duas divisões podem exercer efeitos opostos.

Aparelho circulatório: em sua circulação pelo organismo, o sangue, bombeado pelo coração, percorre um trajeto complexo. Atravessa as cavidades direitas do coração, passando para os pulmões (onde capta o oxigênio) e, depois, regressando às cavidades esquerdas do coração. Em seguida, é bombeado para a artéria principal, a aorta, ramificando-se em artérias cada vez menores até alcançar as arteríolas. Além das arteríolas, o sangue passa através de um grande número de estruturas de paredes delgadas, chamadas vasos capilares.

Sistema imunológico: o organismo defende-se contra proteínas estranhas e microorganismos infecciosos com um sistema complexo duplo, que depende do reconhecimento de uma área na estrutura da superfície ou do padrão de superfície do invasor. As duas partes do sistema são a imunidade celular, em que os mediadores são os linfócitos, e a imunidade humoral, baseada na ação de moléculas de anticorpos.

Aparelho respiratório: a respiração realiza-se graças à expansão e contração dos pulmões; o processo e a freqüência com que ela ocorre são controlados por um centro nervoso cerebral.

Aparelho digestivo e excretor: a energia necessária à manutenção e funcionamento adequado do organismo é fornecida pelos alimentos. A digestão dos alimentos começa na boca. O alimento percorre depois o esôfago até o estômago, onde o processo digestivo continua. Em seguida, a mistura de comida e secreções, denominada quimo, desce pelo tubo digestivo. A absorção dos nutrientes ocorre, principalmente, no intestino delgado. O alimento não absorvido e as secreções e substâncias residuais do fígado passam para o intestino grosso e são expulsas sob a forma de fezes. A água e as substâncias hidrossolúveis passam do sangue para os túbulos renais, que devolvem a maior parte da água e dos sais ao organismo e recolhem outros sais e produtos de degradação do sangue. A urina, o líquido resultante, é armazenada na bexiga urinária até ser eliminada para o exterior.

Sistema endócrino: além da ação integradora do sistema nervoso, as glândulas endócrinas controlam várias funções do organismo. Uma parte importante deste sistema, a hipófise, localiza-se na base do cérebro.
Outras glândulas do sistema endócrino são o pâncreas, que secreta insulina e glucagon e a glândula paratireóide, que secreta um hormônio que regula a concentração de cálcio e fósforo do sangue.

Aparelho reprodutor: a reprodução ocorre pela união de um espermatozóide e um óvulo. Durante o coito, o homem ejacula, através do pênis, mais de 250 milhões de espermatozóides na vagina da mulher. A partir dali, alguns alcançam o útero e as trompas de Falópio, onde ocorre a fecundação.

Pele: é um orgão formado por duas camadas de tecidos, que se estende sobre a superfície corporal, protegendo-a da desidratação ou perda de líquidos, de substâncias externas danosas e de temperaturas extremas.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r