Pular para o conteúdo principal

Jorge Amado



Amado, Jorge (1912-2001 ), o mais conhecido e traduzido escritor brasileiro. Nasceu em Ferradas, município de Itabuna, Bahia, filho de um comerciante que chegou a proprietário de terras na região do cacau. Na década de 1920, jornalista em Salvador, engajou-se no movimento modernista e ligou-se à Academia dos Rebeldes. Mudou-se para o Rio de Janeiro no início da década de 1930 para estudar direito.
Nesta época, por influência dos amigos Santiago Dantas e Augusto Frederico Schmidt, publicou seu primeiro livro No país do carnaval (1931). Em 1932, por influência de Rachel de Queiroz, tornou-se militante político de esquerda. Viajando constantemente por Sergipe e pela Bahia, escreveu e publicou Cacau e a série de romances urbanos sobre a cidade de Salvador: Suor, Jubiabá, Mar morto e Capitães de areia, todos da década de 1930, época em que seus livros começaram a ser traduzidos para vários idiomas.

Pela oposição ao Estado Novo, foi preso em 1942. Após recuperar a liberdade, publicou Terras do sem-fim e São Jorge de Ilhéus. Eleito deputado em 1946, exilou-se com a volta de Getúlio Vargas ao poder. Após alguns anos no exterior — principalmente no Leste Europeu — voltou ao Brasil com obras abertamente partidárias, entre elas, Subterrâneos da liberdade e O mundo da paz.

A obra de Jorge Amado destaca-se por uma lírica sensual, voltada para os marginalizados e, na maior parte das vezes, tendo como cenário sua Bahia natal. Um regionalista que disseca temas universais, Jorge Amado, com estilo personalíssimo, passou ao largo do realismo crítico e por todos os outros movimentos da moderna literatura brasileira.

Seus livros vão do engajamento político de Subterrâneos da liberdade à pregação partidária de O cavaleiro da esperança. Passa por depoimentos líricos (Mar morto), “proletários” (Cacau) e épicos (Terras do sem fim). Também revelam uma prosa sensual que descreve costumes provincianos presentes, por exemplo, em Gabriela, cravo e canela e Dona Flor e seus dois maridos, textos que dissolvem o enredo no “saboroso” e “apimentado” regionalismo baiano.

Casado com a escritora Zélia Gattai, Jorge Amado mora em Salvador, Bahia, e é membro da Academia Brasileira de Letras. Entre seus muitos títulos, destacam-se, ainda, Os velhos marinheiros, Tenda dos milagres, Pastores da noite, ABC de Castro Alves, Seara vermelha e Farda, fardão, camisola de dormir.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r