Pular para o conteúdo principal

Entrevista de Seleção


Manual Prático do Entrevistador
Para executivos não-psicólogos e
psicólogos não-executivos

Exemplos de Perguntas Para a Entrevista
As 10 perguntas abaixo são destinadas a identificar o perfil de candidatos a cargos da "linha de frente" na área de Vendas, comoGerente de Vendas ou Supervisor de Vendas. A análise do conjunto das respostas dará uma pista sobre o perfil do candidato, evidenciando se ele tem vocação para trabalhar na área.
1. O que é mais importante, em sua opinião?

a). Fazer as coisas da forma correta, procurando cumprir os prazos estabelecidos.

b). Fazer as coisas dentro do prazo estabelecido, procurando fazer tudo da forma correta.

2. Que tipo de atividade você faz com mais facilidade?

a) As atividades de planejamento do trabalho das equipes de vendas.

b) As atividades de acompanhamento do trabalho das equipes de vendas.

3. Qual é a melhor opção, numa situação imprevista, fora da rotina?

a) Tomar a decisão que você julga mais apropriada e comunicar depois o fato a seus superiores.

b) Manter a calma e consultar outras pessoas antes de tomar uma decisão.

4. O que você acha mais fácil?

a) Ter na equipe de vendas pessoas organizadas, mesmo que elas tenham pouco conhecimento suas tarefas.

b) Ter na equipe de vendas pessoas que dominam suas tarefas, mesmo que sejam pouco organizadas.

5. Você se considera:

a) Uma pessoa ousada que toma decisões rápidas.

b) Uma pessoa decidida, mas que reflete bem antes de tomar uma decisão.
 
6. Quando você está com um problema difícil, o que você faz?

a) Pensa um pouco sobre o problema e conversa com outras pessoas para obter mais idéias para a solução do problema.

b) Pensa bem sobre o problema antes de conversar com outras pessoas para obter mais idéias para a solução do problema.

7. Quando você tem uma idéia nova:

a) Você fica impaciente e quer logo por a idéia em prática.

b) Você avalia e testa a idéia, para ter certeza de que vai funcionar.

8. Num grupo de pessoas, você se sente mais à vontade quando:

a) Responde a perguntas de outras pessoas sobre um assunto do seu interesse e que você domina bem.

b) Faz perguntas a outras pessoas que conhecem bem um assunto interessante que você ainda não domina.

9. Durante a elaboração e acompanhamento dos planos de vendas, em que fase você se sente mais à vontade?

a) Na fase de elaboração das previsões para o ano seguinte.
b) Na fase de elaboração dos planos de ação para o ano seguinte.
c) Na fase de execução dos planos de ação.
d) Na fase de acompanhamento e correção dos planos de ação.

10. Como Gerente ou Supervisor de Vendas, o que você prefere?

a) Sentir a vibração por estar bem próximo de atingir uma meta mensal difícil.

b) Sentir o desafio de estar iniciando um novo mês com uma meta difícil.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r