Pular para o conteúdo principal

Os lipossomas

Nereide Estela Santos Magalhães

Em meados da década de 1960, no decorrer de pesquisas sobre os efeitos dos íons em membranas sintéticas, os cientistas notaram que diversos lipídios se organizavam em estruturas em forma de vesícula quando dispersos em água. Essas estruturas microscópicas foram denominadas lipossomas, que significa corpos lipídicos (do grego soma=corpo e lipo=lipídios). Os lipossomas são formados de camadas concêntricas de gorduras e encerram internamente um compartimento aquoso.

O comportamento adequado de um medicamento no organismo se relaciona à forma como é administrado. Atualmente, o principal objetivo da pesquisa tecnológica farmacêutica é o desenvolvimento de novas formas de administração de medicamentos que possam melhorar sua eficácia e reduzir seus efeitos tóxicos. Nas últimas décadas, numerosos estudos demonstraram que a distribuição de um fármaco pode ser modificada pelo uso associado de substâncias "carreadoras", colóides administrados por via oral, tópica ou parenteral que controlam a liberação do fármaco ou de sua substância ativa no organismo, produzindo ação rápida ou prolongada. O uso de lipossomas para controlar a liberação dos fármacos apresenta muitas vantagens com relação às formas clássicas de administração de medicamentos. Eles proporcionam a liberação do fármaco no lugar desejado (órgão, tecido ou célula), podem melhorar significativamente a eficácia terapêutica do medicamento, como também proporcionar uma redução na quantidade de droga a ser administrada para a obtenção da resposta biológica, eliminando ou minimizando os efeitos colaterais que freqüentemente acompanham a terapêutica convencional. Os lipossomas são atóxicos, biodegradáveis e não provocam a formação de anticorpos. São biologicamente compatíveis, ou seja, quimicamente similares às células que normalmente circulam no sangue. A encapsulação do fármaco em lipossomas assegura a proteção de certas substâncias ativas que sofrem degradação no organismo (protetores gástricos para fármacos lábeis). Os lipossomas têm uma tendência natural a se ligarem a determinadas células ou tecidos, e por isso podem ser direcionados ao local onde se pretende que o medicamento associado a ele atue. Os lipossomas podem ser liofilizados, ou seja, desidratados, preservando sua integridade ao serem reidratados antes do uso.

Os lipossomas tornaram-se conhecidos do grande público através da propaganda maravilhosa e miraculosa de produtos dermatológicos e cosméticos, tais como hidratantes, anti-radicais livres, vitaminas A e E, retinóides, protetores solares, produtos pós-barba, promotores de crescimento capilar e substâncias rejuvenescedoras. Nas últimas décadas tem-se presenciado uma verdadeira revolução no emprego de lipossomas nas áreas de farmacologia, biotecnologia e medicina, conduzindo a produtos de uso clínico e veterinário, além de outras aplicações incluindo produtos alimentícios, suavizantes para roupas, toners para fotocopiadoras, reprodução de plantas com novas propriedades através do transporte de material genético, entre inúmeras novas aplicações. Recentemente, pesquisadores do Instituto Pasteur atribuíram o envelhecimento ao acúmulo de colesterol nas células. Os lipossomas serviriam, portanto, para o tratamento de rejuvenescimento retirando das células o excesso de colesterol.

Os lipossomas têm sido utilizados na administração de antibióticos em infecções provocadas por fungos; na produção de antivenenos; em doenças virais (como herpes); na fabricação de vacinas para uso veterinário; nas infecções intracelulares por protozoários (leishmânias, tripanossomas, toxoplasmas etc.) e bactérias; na administração de hormônios esteróides (testosterona, estradiol etc.); na administração de agentes antineoplásicos (tratamento do câncer de fígado); em produtos oftálmicos; como carreadores de enzimas e no transporte de material genético.

Os lipossomas fusogênicos, que se fundem com a membrana celular, liberam seu conteúdo diretamente no interior das células. Esses lipossomas são ideais para veicularem ADN, ARN, proteínas e antibióticos. São, portanto, de grande interesse no tratamento de infecções por parasitas e bactérias e na terapia gênica.

A enorme versatilidade dos lipossomas no transporte efetivo de fármacos e princípios ativos tem permitido a encapsulação de uma grande variedade de moléculas medicamentosas, de macromoléculas tais como proteínas, peptídios, ADN etc. A indústria farmacêutica, incluindo companhias como L'Oréal, Ciba Geigy, Squibb, Christian Dior, Upjohn, Liposome Technology Inc. (USA,CA), Liposome Company (USA,NJ), Pentapharm (Suíça), Gessy Lever, Lancôme, entre outras, tem desenvolvido sistematicamente aplicações envolvendo lipossomas.

Atualmente estão disponíveis comercialmente lipossomas liofilizados contendo anfotericina B, um potente antifúngico para o tratamento de infecções generalizadas. A encapsulação da anfotericina B nos lipossomas diminui consideravelmente sua toxicidade. Anticancerígenos como a doxorrubina e tensoativos pulmonares são outros exemplos de fármacos encapsulados em lipossomas já disponíveis no mercado.

Nereide Estela Santos Magalhães é doutora em ciências farmacêuticas pela Universidade de Paris Sul XI, 1991, e professora-adjunta do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r