Pular para o conteúdo principal

Georg Wilhelm Friedrich Hegel


Hegel, Georg Wilhelm Friedrich

Hegel, Georg Wilhelm Friedrich (1770-1831), filósofo alemão. É o representante máximo do idealismo e seu trabalho revela a influência do pensamento grego e de autores como Baruch Spinoza, Jean-Jacques Rousseau, Immanuel Kant, Johann Gottlieb Fichte e Schelling. Seu propósito foi elaborar um sistema que englobasse as idéias de seus predecessores e criar um marco conceitual a partir do qual a realidade, concebida como um absoluto ou espírito absoluto, pudesse ser compreendida com base em pressupostos teóricos racionais. A obrigação da filosofia é explicar seu desenvolvimento.

O primeiro passo consiste em esclarecer a estrutura racional interna do absoluto: ele deve ser considerado como pensamento, espírito ou mente, num processo de contínuo autodesenvolvimento, que é regido por uma lógica dialética. O método dialético tem por fundamento a idéia de que esse movimento, processo ou progresso é resultante do conflito entre contrários. Tradicionalmente, esta dimensão tem sido analisada em termos de tese, antítese e síntese.

Em segundo lugar, é preciso demonstrar de que forma o absoluto se manifesta na natureza e na história humanas. A natureza é o pensamento absoluto, ou ser, que se objetiva sob uma aparência material. As mentes finitas e a história da humanidade são o processo do absoluto, que se manifesta no espírito ou na consciência.

Em terceiro lugar, deve-se explicar a natureza teológica do absoluto. A meta do processo cósmico dialético pode ser melhor compreendida no âmbito da razão. À medida que a razão finita avança no entendimento, o absoluto progride no sentido do autoconhecimento. Hegel analisa esta progressão humana no entendimento sob três enfoques: na arte, na religião e na filosofia. Esta última representa o conceito mais elevado, porque capta o absoluto de forma racional.

Nesse processo de análise da natureza do espírito absoluto, Hegel deixou contribuições fundamentais numa grande variedade de áreas, como a filosofia da história, a estética e a ética social. De uma forma ideal, o Estado é a manifestação da vontade geral, que é a mais alta expressão do espírito ético. A submissão a essa vontade geral é o ato próprio de um indivíduo livre e racional.

Seu pensamento exerceu grande influência em autores como Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, Friedrich Engels e Karl Marx. Entre suas obras mais importantes estão: A fenomenologia do espírito (1807), A ciência da lógica (1812, 1813, 1816) e Lições de história da filosofia (1833-1836).

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r