Pular para o conteúdo principal

Revistas literárias brasileiras

 

1
INTRODUÇÃO

Revistas literárias brasileiras são publicações dedicadas a livros, autores, editores, tradutores e todos os assuntos afins às idéias e à literatura.

Uma listagem das revistas literárias brasileiras não seria exaustiva. Esta conceituação abrange publicações que vêm desde as primeiras décadas do século - quando surgiram as primeiras revistas de maior notoriedade no meio cultural - até nossos dias.

2
REVISTAS PROGRAMÁTICAS

Há revistas criadas para divulgar e defender algum projeto ou movimento, implantar idéias novas e provocar debates no quadro cultural do país. Com a revista Orfeu (1905) se prepararam os caminhos do modernismo. Também os modernistas, ao lado de seus manifestos, lançaram revistas que foram gerando subgrupos estéticos e ideológicos: Klaxon (São Paulo, 1922), a primeira revista lançada após a Semana de Arte Moderna, durou nove números: de maio a dezembro. Estética (Rio de Janeiro, 1924), sob direção de Sérgio Buarque de Holanda, teve apenas três números, terminando em 1925. Ambas demonstravam interesses diversos: na primeira fase, futurismo e primitivismo; na segunda, arte em seu sentido mais amplo.

Em 1925, surgiu em Belo Horizonte A Revista reunindo Carlos Drummond de Andrade, Emílio Moura, João Alphonsus, Pedro Nava e Abgar Renault (ver Grupo mineiro). Também em Minas Gerais, na cidade de Cataguazes, foi lançada a revista Verde (1927)que reafirmava uma ideologia nacionalista e tinha, entre seus colaboradores, Ascânio Lopes, Rosário Fusco e Guilhermino César.

Da mesma época é Festa (1927), dos "espiritualistas" liderados por Jackson de Figueiredo e Tasso da Silveira que visavam a renovação estética com base em fundamentos filosóficos e religiosos. A Revista da Antropofagia (1928), de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Raul Bopp, entre outros, surgiu enfatizando as posições do Manifesto Pau-brasil (ver Antropofagia cultural) e atacando, com sarcasmo, o "verde-amarelismo direitista" de Cassiano Ricardo, Menotti Del Picchia e Plínio Salgado. Nesta mesma época surgiram a Revista do Norte, em Recife, a Maracajá, em Fortaleza; a Madrugada e a Revista do Globo, em Porto Alegre.

Na década de 50, as revistas foram o veículo divulgador de movimentos literários ligados a um programa estético definido: Noigrandes, do grupo de jovens poetas que iniciavam em São Paulo o movimento concretista; Invenção, liderada por Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari, na mesma linha. Em Belo Horizonte, a renovação concretista seria veiculada através da Tendência (1957), Ptyx (1963) e Vereda (1964). A poesia praxis teria em Praxis Instauração Praxis seu órgão de expressão.

3
REVISTAS ACADÊMICAS

Vertente igualmente importante são as revistas literárias acadêmicas e universitárias, dirigidas sobretudo para o ensaio, a análise crítica e o aprofundamento de questões, com tratamento mais teórico e metodologia definida. Importantes exemplos do gênero são as revistas Letras, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo; Discurso, também de São Paulo; Arte e Palavra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Existem, ainda, inúmeras outras mas que incluem também temas ligados às ciências humanas, como sociologia, política, filosofia e psicanálise.

Cabe citar os periódicos nascidos de eventos temáticos, entre eles, seminários, congressos. Um bom exemplo é Opinião, da Universidade Federal de Minas Gerais e todos os voltados para um assunto específico, como a Revista de Teatro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais - publicada há 75 anos, sem interrupção, apesar da periodicidade desigual -, Máscara, Percevejo, Ensaio e inúmeras outras.

4
REVISTAS DE DIVULGAÇÃO

Outra vertente é representada por revistas que refletem a criação literária contemporânea, divulgando poesias, ficção, resenhas - inclusive de autores novos -, e publicando ensaios e críticas, estimulando a reflexão sobre a literatura. São exemplos válidos diversas revistas publicadas a partir da década de 1970: Escrita (1975 a 1979), Ficção, dedicada à narrativa curta e dirigida por Salim Miguel, Fausto Cunha e Cícero Sandroni; Inéditos, de Belo Horizonte, voltada os contistas mineiros; Ponto e Vírgula, de Porto Alegre; José, editada no Rio de Janeiro; X,Y,Z; Ensaios de Opinião, extensão do jornal alternativo Opinião (ver Jornalismo alternativo no Brasil). Nesta linha inserem-se as revistas institucionais, como a Revista do Livro, do Instituto Nacional do Livro; a Revista do Escritor Brasileiro, editada em Brasília; a Revista de Cultura do Ministério de Educação e Cultura - depois substituída pela Piracema, do mesmo órgão.

Uma mesa-redonda realizada pela revista José, em dezembro de 1977, analisando "os problemas de uma revista literária", levantou questões que ilustram a dificuldade de se fazer uma revista literária no Brasil:

– Definição de uma linha editorial pois a especialização do público cria dificuldades de produção.

– Menor repercussão no meio literário de propostas de um grupo ou região, mesmo que se sejam de vanguarda.

– Problema de definir os critérios de editoração.

– Dificuldades de sustentação pois mesmo quando o investimento financeiro não é muito alto, dificilmente a revista atinge o auto-financiamento.

– Veiculação insuficiente e concorrência de bancas de jornais e livrarias.

– Difícil equilibrio tiragem/consumo, variável em função das matérias.

Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r