Pular para o conteúdo principal

Biblioteca

a9_bb_livros_aberto_um_em_cima_do_outro_

 

INTRODUÇÃO

Biblioteca é a coleção pública ou privada de livros e documentos congêneres, organizada para estudo, leitura e consulta. Nela incluem-se os móveis e recintos destinados à guarda do acervo. A palavra biblioteca origina-se do latim que, por sua vez, deriva do termo grego biblos, que significa livros. O significado moderno da palavra faz referência a qualquer compilação de dados registrados em muitas outras formas, e não só em livros: microfilmes, revistas, gravações, slides, fitas magnéticas e de vídeo, assim como outros meios eletrônicos.

Existe uma grande variedade de coleções bibliográficas e variados são seus fins e usuários. A maioria das nações desenvolvidas dispõem de bibliotecas de vários tipos: nacionais, acadêmicas, públicas, escolares e especializadas. Quase sempre, estão interligadas a nível nacional e, através de associações profissionais e de acordos estabelecidos, desenvolvem programas de cooperação e intercâmbio extensivos a outros países.

HISTÓRIA

As bibliotecas, na qualidade de depósitos de informação escrita, surgiram onde nasceu a própria escrita: no Oriente Médio, entre 3.000 e 2.000 a.C. A biblioteca mais importante do mundo antigo foi fundada pelos gregos em Alexandria (ver Biblioteca de Alexandria), no século III a.C. Perto do século I a.C., os romanos abastados começaram a criar bibliotecas particulares com obras gregas e latinas. A crescente procura por livros deu origem ao comércio de copistas, ao aparecimento de livrarias e ao estabelecimento de bibliotecas públicas, que surgiram em Roma, próximo ao século II da nossa era.

Durante os séculos VIII e IX, muitos textos científicos e matemáticos foram copiados e conservados por muçulmanos e cristãos. Valiosa foi a contribuição da Escola de Tradutores de Toledo, criada por Afonso X, o Sábio. Os árabes tinham adotado a metodologia chinesa de fabricação de papel, permitindo a diminuição do custo dos livros e sua conseqüente expansão pelo império muçulmano. Perto do século X, por exemplo, a biblioteca de Córdoba possuía 400 mil livros.

Na Europa Ocidental, a literatura foi preservada graças, sobretudo, à ação das bibliotecas dos mosteiros, como o de San Millán de la Cogolla e de Ripoll, na Espanha, e o de Fulda, na Alemanha. Cada uma possuía uma sala denominada escritório, onde os monges realizavam cópias manuscritas de obras clássicas e religiosas. Estas bibliotecas foram enriquecidas com obras clássicas e científicas desconhecidas até então, que formavam parte do espólio das Cruzadas, durante os séculos X e XI. O auge das universidades italianas de Salerno e Bolonha, no século XI, incentivou a criação de coleções bibliográficas destinadas aos alunos e estudiosos. O século XIV foi um período importante para o estabelecimento das bibliotecas na Europa: os humanistas começaram a copiar e colecionar textos clássicos que tinham sido abandonados (Ver Humanismo).

Com a invenção da imprensa no século XV e a economia de expansão, os livros tornaram-se mais acessíveis e o hábito da leitura aumentou. Durante este período, a Biblioteca Vaticana de Roma foi ampliada; o bibliófilo Jean Grolier reuniu uma importante coleção privada e fundou a Biblioteca Medicea Laurenziana de Florença, para abrigar a coleção dos Medici; na Espanha, deve-se destacar a Biblioteca do Mosteiro do Escorial, criada pelo rei Felipe II. As coleções ocidentais beneficiaram-se com a queda de Constantinopla, provocada pelos turcos, e a conseqüente dispersão dos tesouros literários bizantinos.

Durante os séculos XVII e XVIII, começaram a ser criadas bibliotecas nacionais em toda a Europa. Surgiu, também, uma nova modalidade de biblioteca, a circulante de literatura popular, administrada por livreiros, com fins lucrativos, e que obteve a aceitação do público.

Em Portugal, a Biblioteca Nacional de Lisboa (1796) possui 1 milhão de volumes impressos (inclusive 1.427 incunábulos) e cerca de 11 mil manuscritos. A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (1716) possui também 1 milhão de volumes. Seu edifício é considerado um dos  mais belos do século XVIII, sendo o outro o da Biblioteca Nacional, em Viena. A Biblioteca de Mafra (século XVIII) também é famosa pela beleza de suas instalações.

No Brasil, a Biblioteca Nacional foi fundada em 1810 por dom João VI, no Rio de Janeiro, a partir de 60 mil volumes que pertenciam à Biblioteca Real da Ajuda. É a maior biblioteca da América do Sul, com cerca de 3,5 milhões de peças. Em 1910 foi inaugurada no atual prédio que ocupa no centro do Rio de Janeiro.

A biblioteca moderna divide seu trabalho em duas categorias: operações internas (serviços técnicos) e o atendimento ao público, que lida diretamente com os usuários. As primeiras significam a aquisição, a catalogação e o tratamento físico do acervo bibliotecário.

Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r