Pular para o conteúdo principal

ENTREVISTA RALPH BAER

 

Inventor do videogame projeta novos brinquedos

Verão de 1966, um lampejo: usar um televisor para brincar. O engenheiro alemão Ralph Baer colocou a idéia no papel e, no ano seguinte, construiu o primeiro videogame da história. Após patentear sua invenção em 1968, apresentou, em 1969, o Brown Box, aparelho que deu origem ao Magnavox Odyssey, o primeiro console de videogame lançado comercialmente, em 1972.

Baer, que continua a trabalhar, falou sobre diversão eletrônica e a polêmica com Nolan Bushnell, fundador da Atari.

FOLHA - Quando o senhor começou a criar videogames, percebeu que eles poderiam ser tão bons e viciantes?

RALPH BAER - Não, eu não posso predizer o futuro, não mais do que você.

FOLHA - O que o senhor faz hoje?

BAER - Ando extremamente ocupado escrevendo minhas memórias, trabalhando com universidades e museus sobre a história do videogame e ainda projeto novos brinquedos eletrônicos e itens para games.

FOLHA - Como surgiu a idéia para uma pistola [a primeira para videogames, criada no fim dos anos 60]?

BAER - Simplesmente pensei. Sou um engenheiro de televisão de profissão. Uma vez que tínhamos uma marca na tela, era natural atirar nela e fazê-la desaparecer. É assim que funciona a cabeça de um engenheiro criativo.

FOLHA - O senhor joga games?

BAER - Eu tenho 86 anos... Eu não jogo games, exceto quando meus netos vêm, trazem um e me colocam no meio. Não tenho consoles. Mas continuo a fazer acessórios para usar com o PlayStation, o Xbox e o Wii, sobre os quais não posso falar.

FOLHA - Qual sua opinião sobre violência em videogames?

BAER - Eu deploro violência e brutalidade em qualquer forma e não terei nada a ver com isso.

FOLHA - Quais foram os principais fatos na tecnologia de games e brinquedos dos últimos 25 anos?

BAER - Brinquedos eletrônicos de todos os tipos têm sido os beneficiados (e, às vezes, os benfeitores) do desenvolvimento da tecnologia eletrônica -especialmente dos microprocessadores semicondutores, sem os quais nenhum de nossos brinquedos e games atuais seria possível.

FOLHA - Quais foram os principais obstáculos na tecnologia desse tipo de entretenimento?

BAER - Tecnicamente, a indisponibilidade de microprocessadores de baixo custo até mais ou menos 1980; em negócios, a relutância costumeira dos fabricantes de brinquedos e games de arriscar em produtos totalmente novos.

FOLHA - O que o senhor espera para as próximas décadas?

BAER - Eu gostaria que parte da violência e brutalidade de muitos dos jogos desaparecesse, mas isso não acontecerá no mundo real.

FOLHA - O que guia a evolução da tecnologia em jogos e brinquedos?

BAER - Uma coisa e apenas uma coisa: microprocessadores cada vez mais capazes que possam executar de modo eficiente softwares cada vez mais complexos.

FOLHA - O senhor chegou a imaginar que a indústria de games ficaria tão grande?

BAER - Não havia como ler uma bola de cristal nos anos 1970. O crescimento da indústria ocorreu porque a disponibilidade de componentes eletrônicos necessários para fazer jogos cada vez melhores veio junto com a revolução dos semicondutores.

FOLHA - Qual sua opinião sobre Nolan Bushnell [co-fundador da Atari e criador de Pong]?

BAER - Bushnell tem sido extremamente deselegante em não reconhecer que eu estava lá antes e que o negócio de console doméstico começou com o Magnavox Odyssey, que era a versão de produção do meu Brown Box de 1968.

Tentei ter uma educada troca de e-mails com ele no passado, mas ele não respondeu.

De qualquer maneira, o grande mérito por tornar o Atari bem-sucedido pertence a Alan Alcorn, que projetou o jogo de arcade Pong original -a partir de uma descrição resumida de Bushnell, que jogara o game de pingue-pongue para o Odyssey em um evento da Magnavox, em maio de 1972. O conceito para o Pong originou-se do jogo de pingue-pongue do meu Brown Box, que Bushnell jogou com o Odyssey.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r