Pular para o conteúdo principal

Confira os grandes desafios da indústria de informática

 

As mudanças na tecnologia computacional exigem posturas novas e visionárias da parte da comunidade de projetistas da microeletrônica caso se deseje enfrentar os desafios apresentados pela tecnologia e explorar a fundo o potencial dos novos tipos de projeto e produto. A comunidade britânica de pesquisadores em microeletrônica identificou um conjunto de quatro grandes desafios, apresentados a seguir:

BATERIAS - Minimizar as demandas de energia dos produtos eletrônicos. À medida que os produtos eletrônicos se tornam cada vez mais invasivos, será impraticável alimentá-los por meio de baterias que precisam ser constantemente trocadas. Conseguiremos utilizar a energia desperdiçada ou obter um consumo de energia tão baixo que uma única bateria alimentará o aparelho ao longo de toda a vida dele?

O SILÍCIO GANHA VIDA - Unir a eletrônica com a biologia. Próteses de retina, diagnósticos médicos implantados, interfaces de cérebro-máquina -todas essas tecnologias são promissoras do ponto de vista do tratamento médico, que demandam uma integração muito maior entre a eletrônica e a biologia.

MAIS POR MENOS - Projetos de performance maior para a tecnologia de chips da geração internet. Os esforços para obter potenciais de computação cada vez maiores continuarão. Mas é preciso dar mais atenção para os custos envolvidos nisso: os custos para o ambiente e os custos em termos de projeto.

CONSTRUINDO CÉREBROS - Sistemas eletrônicos inspirados na neurologia. Nossos cérebros são muito mais eficientes em termos de consumo de energia do que os aparelhos eletrônicos e muito mais tolerantes quanto às falhas de componente. Se conseguíssemos vislumbrar como funciona o sistema biológico, poderíamos aprender como aplicar essas lições nos novos sistemas computacionais.

Conclusões

As primeiras seis décadas da tecnologia computacional se pautaram por um progresso admirável, exemplificado pelo aumento de dez vezes na eficiência com que os computadores consomem energia. A continuidade do progresso, no entanto, não está de forma nenhuma garantida à medida que a tecnologia se aproxima da escala atômica, e uma série de problemas, que abrange as leis fundamentais da física, a complexidade de projeto e a viabilidade econômica, ameaça obstruir o caminho. Os sinais de desgaste já se tornam aparentes, e as mudanças visíveis na prática empresarial e a migração para os processadores de núcleos múltiplos (antes de haver softwares capazes de os explorarem) oferecem manifestações prévias dos problemas vindouros. Há muitos desafios científicos no caminho a ser trilhado, e uma avenida promissora é aumentar nossa compreensão sobre como a biologia oferece sistemas confiáveis baseados em plataformas não confiáveis. Da biologia, podemos aprender também alguma coisa sobre o consumo eficiente de energia.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r