Pular para o conteúdo principal

Cidades históricas de Minas Gerais

 

Cidades históricas de Minas Gerais, durante os séculos XVII e XVIII surgiram, em Minas Gerais, vilas voltadas para a mineração. Ouro Preto, Sabará, Diamantina, Mariana, São João del Rei e Tiradentes, que formavam a rota do ouro, são conhecidas, hoje, como cidades históricas.

No final do século XVII, a descoberta de ouro atraiu gente de todos os lugares da colônia e do exterior, especialmente, de Portugal. Bandeirantes (ver Entradas e bandeiras) paulistas atravessaram a Serra do Mar e se embrenharam pelas selvas, desbravando florestas, aprisionando índios e procurando riquezas. Esta movimentação de pessoas e dinheiro — além do aumento de tropas portuguesas para impedir o contrabando da riqueza recém descoberta —, plantou povoações ao longo do caminho. Mais tarde, estas vilas se transformaram em cidades ricas e capazes de desenvolver sua própria cultura artística. Redesenhando o estilo barroco da metrópole, as cidades históricas revelaram talentos artísticos como Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o pintor Manuel da Costa Ataíde e o músico Joaquim Americo Lobo de Mesquita.

Ouro Preto, antigo arraial de Vila Rica, foi a primeira capital da província de Minas Gerais. Hoje, é tombada pela Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (UNESCO) como Patrimônio da Humanidade pela riqueza de seu casario colonial.

A cidade de Mariana — fundada, em 1696, por bandeirantes paulistas — recebeu este nome em homenagem à rainha de Portugal. Mariana guarda um dos mais ricos acervos da arte sacra da região, além de se destacar pelas igrejas, centros de mineração e universidade. Alguns de seus prédios coloniais são famosos, entre eles a antiga Casa de Câmara e Cadeia (ver Cadeia pública de Mariana).

Tiradentes era conhecida como região aurífera desde o século XVI. Os índios utilizavam o metal para fazer anzóis. Foi explorada desde o início do período colonial, quando ainda era conhecida pelo nome de Arraial da Ponta do Morro ou Arraial Velho do Rio das Mortes. Em 1889, recebeu o nome de Tiradentes em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira. O conjunto arquitetônico da cidade é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Congonhas, centro histórico da região mineira, recebeu este nome devido a uma planta muito popular que servia para fazer chá. No início do século XVIII, o ouro atraiu aventureiros de toda parte para as margens do rio Maranhão, onde se formou um arraial. Com o declínio do ouro, descobriu-se o ferro. No início século XIX, o Barão de Eschewege e Francisco Adolfo Varnhagen instalaram o primeiro centro siderúrgico  do Brasil, a fábrica Patriota. Atualmente, o ferro é a principal riqueza da cidade. Neste município encontram-se igrejas barrocas com obras de Aleijadinho, entre elas, a Igreja de Bom Jesus do Matosinhos e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

São João del Rei, entre Tiradentes e Ouro Preto, tem um importante casario colonial e igrejas com grande acervo da arte sacra barroca. A cidade, banhada pelo rio Lenheiro, é dividida por duas pontes em pedra do século XVIII. Entre os prédios coloniais destacam-se a cadeia, a igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, a Catedral de Nossa Senhora do Pilar e a casa de Bárbara Heliodora, heroína da Inconfidência Mineira e esposa do poeta Inácio José de Alvarenga Peixoto. Atualmente sua casa tornou-se o museu da cidade.

 

Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r