Pular para o conteúdo principal

Psicologia


INTRODUÇÃO

Psicologia, estudo científico do comportamento e da experiência dos seres humanos e dos animais: como se sentem e o que pensam em relação ao meio ao qual se adaptam. A psicologia moderna dedicou-se a elaborar teorias que ajudam a conhecer e explicar o comportamento dos indivíduos, inclusive a predizer suas ações futuras, podendo intervir sobre elas.

DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO

O campo que mais contribuiu para o desenvolvimento da psicologia científica foi a fisiologia. Um dos primeiros representantes da psicologia experimental foi o fisiólogo Wilhelm Wundt, que em 1879 fundou o primeiro laboratório de psicologia experimental. Da mesma forma, Emil Kraepelin estabeleceu as bases da classificação das doenças mentais. Mais conhecido, entretanto, é o trabalho de Sigmund Freud, que elaborou o método de investigação e tratamento denominado psicanálise.

ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

O estudo do funcionamento do cérebro e do sistema nervoso denomina-se "psicologia fisiológica". Os dois maiores sistemas de comunicação do organismo humano, o sistema nervoso e o circulatório, são essenciais no comportamento humano e são o ponto principal da maioria das investigações neste campo.

Outra área central de estudo é a aprendizagem. Grande parte da pesquisa desenvolve-se utilizando animais de laboratório. O enfoque comportamental ocupa-se de suas formas mais elementares, estabelecendo dois tipos de condicionamento: o condicionamento clássico, de Ivan Pavlov, e o instrumental ou operante de Skinner. Contudo, as pesquisas sobre a aprendizagem do ser humano são mais complexas do que as de um animal. Nas últimas décadas, a investigação psicológica demonstrou uma atenção crescente pelo papel da cognição, que insiste no papel da atenção, da memória, da percepção, dos modelos de reconhecimento e no uso da linguagem no processo de aprendizagem.

Muitos campos da psicologia teórica e aplicada empregam testes; outros, utilizam sistemas de medida. A avaliação psicológica ocupou-se com aspectos da personalidade, interesses e atitudes dos indivíduos e é empregada, também, em clínicas de psicoterapia.

A psicologia social compreende diversas teorias denominadas "do equilíbrio",que se preocupam em estudar as mudanças de atitudes dos indivíduos. Nesta área, a psicologia também trata, entre outros temas, do comportamento das massas e dos fenômenos grupais.

A psicopatologia é, talvez, a especialidade psicológica mais conhecida. Os sistemas de classificação dos distúrbios mentais foram se modificando com o maior conhecimento e a mudança de hábitos sociais. Os três grandes grupos são as psicoses, as neuroses e as desordens da personalidade.

APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA

A psicologia tem aplicação em problemas que surgem praticamente em todas as áreas da vida social. As três áreas principais da psicologia aplicada são: psicologia industrial, educativa e clínica.

Os psicólogos educativos trabalham com os problemas de aprendizagem e ensino, pesquisando novos métodos para tornar a aprendizagem escolar mais eficaz.

Os psicólogos clínicos trabalham em hospitais aplicando diferentes tipos de psicoterapia nas pessoas que precisam de ajuda psicológica. A terapia ocupacional, uma das últimas contribuições, está baseada nos princípios da aprendizagem e do condicionamento.

TENDÊNCIAS E AVANÇOS

A psicologia, hoje, é um campo com uma crescente especialização, fruto da necessidade e das novas tendências. Os psicólogos infantis baseiam suas observações nas experiências de Jean Piaget. Os psicólogos interessados na linguagem e na comunicação aceitam a grande inovação feita pela teoria lingüística de Noam Chomsky. Os avanços no conhecimento do comportamento animal e a sociobiologia ajudaram a aumentar, de forma significativa, o interesse e as técnicas da investigação psicológica.

Outra fonte de mudanças na psicologia moderna vem dos avanços recentes da informática e da computação. De fato, o computador trouxe um novo enfoque para o planejamento do estudo das funções cognitivas assim como também tornou-se uma ferramenta importante para avaliar complexas teorias sobre estes processos.

Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002.

© 1993-2001 Microsoft Corporation.

Todos os direitos reservados.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r