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GUERRA DIGITAL - FINAL


ESCRITÓRIO
Os exércitos:
Corel, Microsoft, OpenOffice, Sun
A batalha: O Office da Microsoft ocupava 94% do campo de batalha dos softs de escritório em 2000. Mas o custo elevado tem feito empresas olharem com carinho para outras opções, como o StarOffice, da Sun
Curiosidade: Outra alternativa é o OpenOffice, bandeira do software livre para software de escritório. Gratuito, tem versões em 42 línguas para Windows, MacOS X e Liunx. E abre arquivos do Office da Microsoft

JOGOS
Os exércitos:
Activision, Atari, Capcom, Electronic Arts, Microsoft, Nintendo, Rockstar, Sega, Sony, Ubisoft, Vivendi...
A batalha: A brincadeira fez girar US$ 23,2 bilhões pelo mundo em 2003. Criatividade e número de títulos são trunfos das editoras e desenvolvedoras de jogos
Curiosidade: Games são os programas de computador mais vendidos representam um terço do faturamento e mais da metade do volume de vendas, segundo o NPD Group

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Os exércitos: Microsoft, Sun, Borlandi...
A batalha: A briga que mais tem rendido é entre o Java, da Sun, e o C#, da Microsoft, na arena de linguagens para construir aplicações para a web
Curiosidade: As linguagens mais conhecidas (C, C++, Delphi, Visual Basic...) nasceram em laboratórios de grandes empresas

No mundo pontocom, a batalha tem se concentrado ao redor de portais, buscadores e lojas virtuais. O Google, que virou fenômeno, cresceu quietinho durante os tempos de crise na internet e, em agosto passado, mostrou que a internet recuperou o fôlego ao abrir seu capital na bolsa. A empresa já havia desbancado gigantes como Yahoo! e AltaVista, que dominam a cena há alguns anos. Mas há um exército de tocaia, com munição suficiente para ameaçar o poderio do Google: o da MSN, braço da Microsoft na internet, que também concorre com a AOL em aplicações web (mensagens instantâneas, webmail) e como provedor de acesso. No campo das lojas virtuais, Amazon e eBay dominam a cena. No Brasil, a briga dos portais fica entre iG, UOL, Terra e Globo - que, além de conteúdo, provêem acesso à internet, e a das lojas virtuais, como Americanas e Submarino.

GENERAIS INTERNET

JERRY YANG
Diretor do Yahoo!
Patrimônio estimado: US$ 1,9 bilhão
Estudante de engenharia em Stanford, fundou o Yahoo! em 1994 para rastrear seus interesses pessoais na web

JEFF BEZOS
Diretor-executivo da Amazon
Patrimônio estimado: US$ 5,1 bilhões
Antes de fundar a Amazon, em 1994, desenvolvia sistemas para o setor financeiro

PIERRE OMIDYAR
Presidente do eBay
Patrimônio estimado: US$ 8,5bilhões
Construiu um mercado virtual para comprar, vender ou trocar itens que virou maior site de comércio da web

STREAMING
Os exércitos:
Apple, Microsoft, RealNetworks
A batalha: O Media Player da Microsoft alcança 32% dos internautas, o RealOne Player 20,5% deles e o QuickTime, da Apple, 10,5%
Curiosidade: A Microsoft enfrenta a Justiça européia exatamente por incluir o Media Player no Windows, o que, para as autoridades, prejudica a concorrência

PORTAIS
Os exércitos:
AOL, Excite, MSN (Microsoft), Terra, Yahoo!
A batalha: Yahoo!, AOL e MSN dividem o Olimpo da web americana, com cerca de 110 milhões usuários únicos, o que representa cerca de 70% do total de internautas do país, segundo a comScore
Curiosidade: No Brasil, iG e UOL dividem a liderança, com aproximadamente 4,8 milhões de usuários domésticos. Em seguida vêm Terra (3,94 milhões), Yahoo! (3,52 milhões) e Globo (3,63 milhões)

BUSCADORES
Os Exércitos: AOL, Ask Jeeves, Google, MSN (Microsoft), Yahoo!
A batalha: São cerca de 4 bilhões de buscas por mês na internet, isso só nos EUA. Segundo a Nielsen, 41,6% delas passam pelo líder Google. Em seguida vem o Yahoo!, com 31,5%
Curiosidade: O AltaVista, que há alguns anos disputava com o Yahoo! as maiores fatias do bolo, hoje conta com apenas 2,7% do tráfego de buscas

MENSAGENS INSTANTÂNEAS
Os exércitos: AOL, MSN (Microsoft), Yahoo!
A batalha: Nos EUA, o AIM lidera, usado por 21% dos internautas que acessam a web de casa. Seguem o MSN (15%), o Yahoo! (12%) e o ICQ (4%), que, como o AIM, é da AOL. No Brasil, o MSN é usado por 29,7% e o ICQ por 17,6%
Curiosidade: Pequenos softwares que conversam com diferentes redes de bate-papo têm feito sucesso, como é o caso do Trillian (www.ceruleanstudios.com)

ROTEADORES
Os exércitos:
Cisco, Juniper Networks
A batalha: Há praticamente duas frentes na batalha dos equipamentos que direcionam o tráfego da internet. A Cisco domina 68% do mercado.A Juniper cresceu e hoje ocupa 30%
Curiosidade: Há algum tempo, simplesmente não haveria internet sem a Cisco. Mas a Juniper conseguiu se adiantar à gigante do setor e lançar roteadores de 10 gigabits, o que fez crescer sua fatia de mercado


COMÉRCIO ELETRÔNICO
Os exércitos: Amazon, eBay, Shopping.com, Wal-Mart, Yahoo!
A batalha: Em audiência, o eBay - grande feirão virtual - ganha da Amazon, tida como maior loja virtual do mundo. O eBay tem 15,9 milhões de usuários, contra 6,8 milhões da Amazon
Curiosidade: O e-commerce movimentou U$ 56 bilhões nos EUA em 2003, 1,7% do comércio no país. No Brasil, as 50 maiores lojas virtuais venderam R$ 5,2 bilhões em 2003, 2,75% do comércio

DOWNLOAD DE MÚSICAS
Os exércitos: Apple, Microsoft, RealNetworks, Roxio
A batalha: O iTunes é um dos negócios mais rentáveis da Apple. Com 100 milhões de músicas vendidas, detém 70% do mercado legal de download de músicas. A Microsoft acaba de entrar no jogo com o MSN Music
Curiosidade: O Napster, antigo líder, fechou, foi comprado pela dona da BMG e hoje é da desenvolvedora de software Roxio. A RealNetworks, que faz o soft RealOne Player, também está na briga, com o Rhapsody

WEBMAILS
Os exércitos:
Gmail (Google), Hotmail (Microsoft), Yahoo!
A batalha: Yahoo! Mail e Hotmail dominam o setor e dividem mais de 200 milhões de usuários. Aí entrou em cena o Google, com seu ameaçador Gmail de 2 GB. O Hotmail reagiu lançando uma versão paga com 2 GB de espaço
Curiosidade: No Brasil, os webmails têm cerca de 7,6 milhões de usurários, o que representa 65,4% dos internautas ativos do país, segundo o Ibope. Hotmail e Yahoo! também dominam entre os gratuitos

PEER-TO-PEER
Os exércitos: eDonkey, Gnutella, Kazaa
A batalha: Cerca de 81,5 milhões de pessoas pelo mundo baixaram músicas, vídeos e programas a partir de redes de troca de dados em 2003. A batalha na verdade é contra as associações de gravadoras e estúdios de cinema
Curiosidade: Os vídeos já passaram a música em volume de dados baixados por esse tipo de soft nos EUA. Segundo o Digital Information Centre, vídeos já representam 41% do conteúdo trocado em inglês, contra 23% de músicas


Uma das batalhas que mais aparecem aos olhos do público é a dos microprocessadores nesse mercado, a Intel domina faz tempo, mas tem enfrentado a concorrente AMD, que venceu a corrida para levar os chips de 64 bits (mais potentes que os atuais, de 32 bits) para os microcomputadores domésticos. Outra briga que mais parece coisa de torcida fanática de futebol é entre os apaixonados adeptos do Macintosh e os pragmáticos usuários do PC. Tem crescido também o espaço de acessórios que levam o mundo digital para fora do computador, como o das câmeras digitais, dos toca-MP3, dos palmtops e dos celulares, o que abriu uma nova frente de batalha e trouxe para a guerra gigantes dos eletrônicos como Philips, Samsung e Sony. A própria Apple entrou nessa briga - e se deu bem com seu toca MP3 iPod.

GENERAIS HARDWARE

CARLY FIORINA
Diretora-executiva da HP
Patrimônio estimado: US$ 2,2 bilhões
A mulher mais poderosa do mundo da tecnologia teve um papel-chave na compra da Compaq em 2002

MICHAEL DELL
Diretor-executivo da Dell
Patrimônio estimado: US$ 13 bilhões
Começou a vender computadores em seu quarto na Universidade do Texas e, em 15 anos, construiu um império

STEVE JOBS
Diretor-executivo da Apple
Patrimônio Estimado: US$ 2,1 bilhões
O excêntrico fundador da Apple começou a se tornar um dos pais do computador pessoal na garagem de casa

COMPUTADORES
Os exércitos: Acer, Apple, Dell, Fujitsu/Siemens, Gateway, HP, IBM
A batalha: Dos 185,9 mil computadores vendidos em 2004 no mundo, 16,5% são da Dell e 14,3% da HP, que já ocupou o topo do ranking depois que comprou a Compaq, no início de 2002
Curiosidade: No Brasil, estima-se que 75% do mercado seja dominado por computadores montados. Metron, Itautec e HP são as marcas que dividem o pódio

PALMTOPS
Os exércitos: Dell, HP, palmOne, Research in Motion, Sony
A batalha: A palmOne, que chegou primeiro, desenvolve aparelhos e software e domina 33,2% do mercado. A HP aparece em segundo (19,3%) com sistema Windows e chips Intel - a clássica dobradinha Wintel
Curiosidade: Os smartphones têm ameaçado o setor e a liderança da palmOne. Mas não é só eles: uma nova empresa, a Research in Motion, cresceu 289% no último trimestre e já ocupa o terceiro lugar em vendas

GAMES
Os exércitos:
Microsoft, Nintendo, Sony
A batalha: Com previsão de vendas de 25 milhões de consoles em 2004, o PlayStation 2, da Sony, ocupa metade do tabuleiro. O Xbox, da Microsoft, e o GameCube, da Nintendo, dividem o restante
Curiosidade: Os jogos online têm atraído muitos fãs - a Sony já tem 2,4 milhão de usurários, a Microsoft, quase 1 milhão. Mas, nos games portáteis, quem reina é a Nintendo, com 95% do mercado

PROCESSADORES
Os exércitos:
AMD, Intel, Transmeta
A batalha: Os processadores Pentium e Celeron estão em 82,7% dos PCs. Mas a AMD vem crescendo com seus chips Athion XP e Duron, e neste semestre abocanhou 1,5% do mercado. Ambas dividem entre si 98,2% do setor
Curiosidade: O finlandês Linus Torvalds, um dos inventores do Linux, trabalhou na Transmeta, primeira a criar chips inteligentes para notebooks, que economizam energia

MULTIMÍDIA & PERIFÉRICOS
Os exércitos: Apple, Canon, Creative, Fuji, HP, Iomega, LG, Philips, Ricoh, Samsung, Sony...
A batalha: Em campo, monitores de cristal líquido, câmeras digitais, players portáteis de MP3 ou DVD, aparelhos que conectam o PC ao aparelho de som. Esse é o vale-tudo do mundo da tecnologia
Curiosidade: Aqui informática se aproxima dos eletrodomésticos. A tendência é que tudo seja conectado ao (ou mesmo prescinda do) computador, futuro cérebro da casa digital

CELULARES
Os exércitos:
LG, Motorola, Nokia, Samsung, Siemens, Sony Ericsson
A batalha: Dos mais de 300 milhões de aparelhos vendidos em 2004, cerca de 30% foram da Nokia. A Motorola tem praticamente metade dessa penetração (15,8%), e a Samsung vem atrás (12,1%)
Curiosidade: O mercado de smartphones, que fundem celular e palmtop, praticamente dobrou em 2003. E até aqui a Microsoft tem um pé, uma versão do Windows para celulares

SERVIDORES
Os exércitos:
Dell, Fujitsu, HP, IBM, Sun
A batalha: A IBM é a primeira, com uma fatia de 30,7% do bolo de US$ 11,5 milhões. Mas a HP não fica muito atrás, com 27,3%. A Sun ocupa o terceiro lugar, com 9,8% do mercado
Curiosidade: Boa parte do crescimento do Linux no mundo vem dessa área 61,6% no último trimestre. Mas o Windows ainda fatura mais nos servidores: dele vêm 34,4% da renda, contra 9,5% do pingüim

IMPRESSORAS
Os exércitos:
Canon, Epson, HP, Lexmark, Xerox
A batalha: A HP abocanha 44,1% da pizza. Em seguida vêm Epson, com 20,1%, a Lexmark, com 15,6%, e a Canon, com 14,9%
Curiosidade: Multinacionais são as estrelas do momento. Embora não sejam (ainda) as mais populares, tiveram alta de 32,4% nas vendas desde 2003, ao contrário das jato de tinta, que caíram 9,1% desde então

PLACAS GRÁFICAS
Os exércitos:
ATI, Intel, Nvidia, Via
A batalha: Nos chips gráficos integrados, a Intel lidera, com 37,7% do mercado. Nvidia e ATI ficam com 23,2%, enquanto a Via tem uam fatia de 8,9%
Curiosidade: A Nvidia está em mais da metade dos computadores que possuem placas de vídeo 3D. Na captura de vídeo, as placas mais populares são da Pinnacle Systems


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