Pular para o conteúdo principal

Entrevista: 'A religião está no cérebro', garante especialista

"Tenho 69 anos. Nasci e vivo em Barcelona. Sou padre e catedrático em Antropologia na UAB. Defendo uma sociedade baseada nos valores da Revolução Francesa. Religiosamente, inspiro-me nos Evangelhos, ainda que muitas das estruturas eclesiásticas me incomodem. Escrevi Dios, Creences i Neurones".
Confira a entrevista com o especialista em neurorreligião Ramón M. Nogués.

Qual é a pergunta que orienta seu trabalho?
Por que a espécie humana deu tanta importância à experiência religiosa, e como podemos conectar essa experiência àquilo que hoje sabemos sobre o cérebro.

Deus está no cérebro?
Não Deus, mas a religião está. Os lobos frontais se ativam por ocasião de experiências religiosas muito significativas.

É fato que a meditação altera nossas ondas cerebrais?
Sim. Existem muitos estudos a respeito que demonstram, quando o cérebro é examinado por ressonância magnética ou encefalograma, que as pessoas que estão fazendo meditação sofrem modificações benéficas em sua experiência orgânica.

Benéficas de que forma?
O nível de saúde melhora em termos gerais; a hipertensão arterial cai, a secreção das glândulas supra-renais relacionadas ao estresse se reduz, as funções mentais são regularizadas, a concentração se torna mais fácil.

O que mais a ciência sabe?
Existe uma área no lobo temporal, relacionada a formas focais de epilepsia, que se ativa em caso de experiências místicas intensas. Newberg e D'Aquili, autores de um livro sobre a permanência de Deus em nossa cultura, estudaram pessoas como Santa Teresa, São Paulo, Dostoiévski, Van Gogh. As conclusões a que chegaram são de que os místicos e gênios compartilham de experiências que poderiam ser relacionadas a essas formas focais de epilepsia. Portanto, o misticismo e a patologia estão na mesma área, como você pode ver.

E qual e a opinião dos neurobiólogos?
Os que estudam fenômenos religiosos de um ponto de vista darwinista dizem que a experiência religiosa, tão fundamental para a vida humana, exerceu influência positiva sobre nossa evolução, porque, não fosse assim, teria sido eliminada.

Os geneticistas têm algo a dizer sobre isso?
Alguns estudiosos acreditam que pode haver um condicionante genético que facilite a experiência religiosa.

Isso significaria que a espiritualidade não é apenas cultural?
Exato. Hamer, autor de O Gene de Deus, descobriu que existia um gene que facilitava a presença abundante de um neurotransmissor relacionado a situações de tranqüilidade e paz, as quais facilitariam níveis de espiritualidade.

Há cientistas que investigam o poder da oração para a cura.
Sou cético quanto a isso. De acordo com o mais recente meta-estudo norte-americano sobre o tema, não existe influência detectável, mas eles recomendam que as pesquisas continuem. Mesmo assim, as pessoas que acreditam vivem mais e são mais felizes. Esse seria o aspecto subjetivo da experiência religiosa.

Outro tema apaixonante são as conversões.
É um grande tema histórico. A conversão de São Paulo é espetacular.

E há as de Graham Greene, Chesterton, T. S. Eliot, Oscar Wilde, Benson, Lewis...
Muitas dessas conversões surgiram em períodos de crise pessoal grave. E os psicólogos acreditam que sejam uma resposta a uma longa semeadura inconsciente que de repente aflora.

O senhor acredita que haja pessoas que falam com Deus?
Creio que as pessoas acreditem falar com Deus, e que é preciso ter em conta que nem toda experiência religiosa é boa.

O senhor soa bastante desmistificador.
Muito crente mas pouco crédulo.

Em que o senhor acredita?
Acredito em um universo que é um tudo, e a maior profundidade dessa realidade toda se chama Deus, para mim. Mas é preciso vigiar o desenvolvimento dessa idéia na prática religiosa, porque à medida que nos afastamos desse conceito podemos nos tornar vítimas de fantasias, perversões e interesses humanos.

Qual é sua opinião sobre o Espírito Santo?
É uma das imagens de Deus usada na tradição cristão, e indica que todos estamos animados por aquilo que os hebreus denominam "o sopro de Deus", e serve como uma metáfora da força de Deus em nós quando nele confiamos.

Deus interfere na vida humana?
Creio que as idéias religiosas sejam construções culturais, e que a idéia de que Deus interfira em nossas vidas é arcaica, e no passado permitia explicar muitas coisas que não tinham explicação. À medida que a cultura evolui, deixamos de precisar dessas explicações.

Os Evangelhos afirmam, textualmente, "pedi e recebereis".
Creio que seja preciso tratar com ceticismo a essa leitura do Evangelho, hoje, porque pode nos levar a conseqüências muito negativas sobre a idéia de Deus.

Por exemplo?
Duas mães oram a Deus que seus filhos doentes se curem, mas um morre e outro se cura: surge o perigo de dizermos que Deus é arbitrário. Antes, esse tipo de reflexão não era realizado, mas hoje ele acontece e é preciso corrigir as interpretações de forma a torná-las compatíveis com uma idéia digna do mistério de Deus, e isso exige novas leituras, até mesmo de coisas declaradas explicitamente nos Evangelhos.

Não vejo a Igreja trabalhando a fundo nisso.
Esse é um problema. O Novo Testamento dispõe que Deus enviou seu filho para a morte a fim de expiar os pecados; isso é uma selvageria, pertencente a uma cultura antiga. Da mesma forma, imaginar um Deus com inferno ao lado, uma câmara de tortura eterna, é um insulto a Deus.

Interessante perspectiva.
Há que reinterpretar o significado do inferno e do sacrifício naquela linguagem e cultura arcaicas. Por sorte, as novas gerações não mais associam a idéia de Deus à idéia de medo.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r