Pular para o conteúdo principal

10 dicas para fotografar com o celular

1 - Luz é tudo
Especialmente nos camerafones atuais, equipados com sensores pouco sensíveis (sem trocadilho) e pseudo-flashes quase sempre simbólicos (quando existem), garantir uma boa iluminação é meio caminho andado para uma foto legal. Acenda luzes, peça para as pessoas virarem na direção certa, aproxime aquela vela da mesa do restaurante ou, a melhor opção, fotografe durante o dia, ao ar livre ou perto de uma janela. Se tiver flash, pode experimentar, mas saiba que o dos camerafones costuma iluminar de forma muito irregular e que as cores ficarão artificiais. Melhor evitá-lo.

2 - Não se mova. Mesmo!
A pouca sensibilidade freqüentemente obriga os camerafones a usarem exposições mais longas para captar luz suficiente, o que aumenta a probabilidade de a foto sair tremida – ainda mais porque os celulares são muito leves e, portando, menos estáveis. Tente ficar o mais imóvel possível, segurar o aparelho com as duas mãos e, exceto em fotos de ação, peça para os modelos ficarem parados também. Se puder improvisar um tripé (copos e garrafas dão uma bela ajuda na mesa do restaurante) ou encostar o telefone em alguma coisa (árvores e paredes servem), não hesite em fazê-lo.

3 - Nem perto, nem longe
Toda lente captura melhor imagens de objetos a uma determinada distância. Nas dos celulares, quase sempre de foco fixo, capaz de fotografar objetos a distâncias entre 45 cm e 3 metros, este é um dado especialmente importante. Experimente tirar várias fotos de um objeto parado e bem iluminado, começando de bem perto e se afastando aos poucos. Depois, confira as imagens no computador (na tela do celular não dá para ver nada), veja em qual distância elas ficaram mais nítidas e passe a fotografar preferencialmente nessa mesma distância.

4 - Olha o passarinho... voou!
Assim como as câmeras digitais de algumas gerações atrás, a maioria dos camerafones tem um pequeno atraso entre o momento em que apertamos o botão e a captura da foto. É o chamado shutter lag, que você precisa aprender a compensar de duas formas: antecipando o momento exato e clicando uma fração de segundo antes e permanecendo imóvel, como já falamos lá no início, por mais uns segundos depois de apertar o botão, já que a foto pode ainda não ter sido registrada.

5 - Dá um close nela
Nada de regra dos terços, desta vez. A distância ideal de foco e o tamanho das fotos capturadas por um celular pouco se prestam para tentar enquadrar pessoas e paisagens numa mesma cena. As câmeras dos telefones funcionam melhor para fotos em close-up do rosto das pessoas ou de objetos próximos, a partir de meio metro principalmente em ambientes escuros, já que o flash do celular não servirá para nada. Sendo assim, trate de encher o quadro com o rosto da pessoa a ser fotografada.

6 - Nada de pose
Com o celular, os melhores ângulos costumam ser os mais inusitados. Aproveite que ele é menor que uma câmera e não tem visor ótico mesmo para tirar fotos do alto, do chão, da altura da cintura, com o horizonte inclinado e por aí vai. Não se preocupe muito com o enquadramento, neste caso. Melhor é conseguir fotos mais espontâneas, sem dar tempo das pessoas posarem para a câmera e prepararem aquele sorriso-padrão. Gostou da idéia? Então aproveite e dê uma pesquisada por lomografia.

7 - Zoom humano
Com raríssimas exceções, o zoom dos celulares é sempre digital. Ou seja: não serve para nada, ainda mais quando as imagens já têm tão pouca definição que qualquer tentativa de ampliá-las digitalmente resultará em um amontoado de pixels gigantes que fará qualquer imagem virar um borrão. Siga a máxima de que o melhor zoom que existe são os seus pés e ande até o lugar ideal para enquadrar a cena. Se não for possível, fotografe sem o zoom e veja se dá para aproveitar alguma coisa no computador.

8 - Hora da faxina
Você não guardaria uma câmera digital aberta no bolso da calça, guardaria? Esperamos que não! Mas todos fazemos isso com nossos camerafones – a maioria dos quais não tem qualquer proteção para a lente. Então, que tal pelo menos nos lembrarmos de limpá-la de vez em quando? Se a minúscula lente do celular ainda não tiver sido arranhada pelas moedas e chaves que você também carrega no bolso, uma limpezinha deve garantir fotos bem melhores.

9 - Quanto menos, melhor
Toda câmera digital tem pelo menos duas opções de qualidade de captura. Às vezes seleciona-se a resolução e, quase sempre, o nível de compressão dos arquivos. Configure o seu camerafone para a maior resolução e menor compressão. Na dúvida, escolha o modo em que cabem menos fotos na memória. Pode ter certeza que, assim, cada uma delas terá o máximo de qualidade que o aparelho permite. Se der, compre um cartão de memória maior para compensar.

10 - Tudo pode melhorar
Insatisfeito com o que viu na telinha do celular? Não se desespere ainda. Primeiro, porque ela tem muito menos qualidade do que a foto capturada descarregue as imagens no computador e confira. Depois, porque existem programas que podem melhorar bastante suas fotos. Um bom exemplo é o Mobile Photo Enhancer que além de ser especializado em fotos de celulares e poder processar uma coleção inteira delas de uma vez, agora é gratuito!

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r