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Nomes perfeitos de Profissões

01- H. Ramos ..................professor de judô
02- Ana Lisa ..................trabalha em laboratório
03- P. Lúcia ..................fabricante de bichinhos
04- Pinto Souto ...............fabricante de cuecas (samba-canção)
05- Marcos Dias ...............fabricante de calendário
06- Olavo Pires ...............balconista de lanchonete
07- Décio Machado .............guarda florestal
08- H. Lopes ..................professor de hipismo
09- Oscar Romeu ...............dono de concessionária
10- Hélvio Lino ...............professor de música
11- K. Godói .................médico (hemorróida) (este é terrível)
12- Alberta Alceu Pinto ......garota de programa
13- Eudes Penteado ...........cabeleireiro
14- Sara Vaz .................mãe de santo
15- Passos Dias Aguiar .......instrutor de auto-escola
16- Régis Melo Dias ..........maestro
17- Edson Fortes .............baterista
18- Sara Dores da Costa ......reumatologista
19- Jamil Jonas Costa ........urologista
20- Ina Lemos ................pneumologista
21- Ester Elisa ..............enfermeira
22- Ema Thomas ...............traumatologista
23- Malta Aquino Pinto .......doenças venéreas (perfeito, este...)
24- Inácio Filho .............obstetra
25- Oscar A. Melo ............confeiteiro

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literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

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Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

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Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r