Pular para o conteúdo principal

Hist. da Enfermagem no Brasil 1930-1960

Podemos observar que em detrimento do contexto político, social e econômico, esse período foi marcado pelas diferenças dos governos que passaram por essa década marcada em todos os ângulos a saúde e conseqüentemente a enfermagem.

A revolução de 30, vitoriosa, foi responsável por mudanças consideráveis no panorama brasileiro. O novo governo encabeçado por Getulio Vargas, surgiu de um movimento que aglutinou diversas forças sociais e instituição, reivindicando participação política em um cenário dominado, ate então, exclusivamente pela oligarquia cafeeira. As dificuldades encontradas para governar democraticamente a nação levaram o presidente Vargas a promover uma perseguição aos seus opositores, especialmente em 1937 quando foi decretado o Estado novo. Durante o seu governo, que durou ate 1945 Vargas buscou centralizar o governo e bloquear as reivindicações sociais. As políticas sociais foram às armas utilizadas pra justificar perante a sociedade seu autoritarismo, atenuado pela “Bondade” do presidente caracterizando assim Vargas um político “populista” e “demagogo” no qual ele mesmo pregava-se o “O pai dos pobres”. Porem com a vitória dos Estados Unidos e dos Aliados na 2 Guerra Mundial, Getúlio Vargas foi deposto em outubro de 1945 por causa das manifestações populares contra a ditadura nesse período.
Nesse período houve varias medidas na saúde, dentre essas se destaca a área sanitária que passou a compartilhar com o setor educacional um ministério único, o ministério da educação e da saúde publica.
Este em lugar do atendimento ágil e voltado para a população apto pela organização centralizada do serviço orientados para o tratamento de enfermidades especifica, não atendendo as necessidades impostas pelas demais moléstias que atingiam o pais, e em segundo plano o acompanhamento às mulheres grávidas.
Os médicos foram excluídos das decisões sanitárias, que passaram a ser decididas por políticos que não possuíam nenhum conhecimento de medidas sanitárias e qualquer um que se opunha era tido como inimigo do estado e, portanto era perseguido.
Vargas utilizou o modelo deixado por Eloi Chaves no qual 3% do salário dos funcionários e 1% da renda da empresa ficavam a cargo dos caixas de pensões e os institutos de previdência (CAPS e IAPS) esse órgãos garantiam a assistência medica a uma vasta parcela urbana. Mas, no entanto essas caixas desfavoreciam os doentes acometidos de doenças mais graves. Esse direito só eram favorecidos a trabalhadores que obtinham carteira de trabalho.
Junto com a instituição de 34, algumas garantias ao operariado foram vindas, tais como a assistência medica, a licença remunerada á gestante trabalhadora e a jornada de trabalho de oito horas.No decorrer dos outros anos aparecem outros benefícios como o salário mínimo, indenização aos acidentados, tratamento medica a doente, pagamento aos acidentados, pagamento de horas extras, férias remuneradas e garantiu uma legislação especifica em um sistema previdenciário que foi ampliado no decorrer dos anos. Com o estado novo a administração sanitária buscou reforçar as campanhas de educação e higienizaçao popular.
Achava-se que a qualidade racial dos brasileiros era um dos principais motivos das moléstias e da miséria do pais. Idéias fascitas e racistas eram usadas para explicar o modelo de saúde da Alemanha em detrimento o mesticismo brasileiro, pois no berço do fascismo acreditava-se que a raça (Ariana) era imune às doenças e moléstia. Muitos profissionais de saúde usavam essas concepções ate o inicio de 1942 quando o Brasil entrou na (Guerra á favor ao Estados Unidos) a partir daí houve uma imediata alteração dos conselhos sanitários, passando então a adotar os nortes americanos como modelo de saúde publica.
Durante a era Vargas houve uma diminuição das mortes por enfermidades epidêmicas, mas por outro lado foram estabelecidos quadros de doenças endêmicas como esquistossomose. Em1942 Chales Morrou um epidemiológico Norte-americano encarregou-se de inspecionar a saúde no Brasil e concluiu que essas já obtinham a cura dos EUA.
E nesse momento que a educação em enfermagem se consolida aos programas universitários e governamentais, onde encontramos enfermeiros na área hospitalar dividido em categorias, com o objetivo de assistir as novas exigências do mercados de trabalho.
Ganharam impulsos os cursos de formação de enfermeiros sanitários, que tinham a missão de percorre os bairros mais carentes, ensinando as regras básicas de higiene e encaminhando os doentes mais graves para os hospitais.



Período de 45 a 64


Vimos que com a vitória dos EUA e aliados o governo Vargas entrou em crise e ele foi deposto, e novas eleições foram realizadas caracterizando um período de democratização brasileira.
O vencedor dessa nova eleição foi General Dutra (1946 a 1951), marcado por um governo relativamente tranqüilo na política e liberalista, pois não intervêm na economia, atribuindo o pais as importações. Logo após Getulio (1951-1954) retornou ao poder pela mãos do povo, fundou a Petrobrás e a eletrobrás, seu governo teve varias ações desenvolmentistas, sem deixar de lado seu populismo Getulio deixou o poder tragicamente, Suicidou-se deixando boa parte da nação desolada, sendo sucedida por Café – filho (1954-1955). Quem o sucedeu foi Juscelino Kubitschek (1954-1955) que tinha como objetivo o processo brasileiro, fez obras digna de um sonhador no Brasil, mas em questão política a tranqüilidade governou durante anos no poder, no entanto nesse período houve um intenso êxodo rural o procura de trabalho nas construções realizadas que sucederam problemas que serão vistos mais adiante. Já o governo da Jânio Quadros (1961) alem de ser meteórico foi marcado por intensas especializações e hipóteses que levaram-no a renunciar dando ao governo de João Goulart (1961-1964) que foi vetado pelas Forças Armadas alegando “segurança nacional e mais tarde integra-se o Golpe Militar”.
Todos esses políticos tiveram medidas dentro de seu governo que favorecia em partes a saúde. Dutra etasbeleceu a organização racional dos serviços públicos como prioridade. O plano salte elaborou em 1948, mas nunca posto em vigor, pregava a melhoria na saúde, alimentação, transporte e energia.
E maio de 1953, no segundo governo Vargas, foi criado o ministério da saúde, esse contou com verbas irrisórias no decorrer da década, comprovando o descaso das autoridades com o povo. Faltavam funcionários especializados, equipamentos apropriados e postos de atendimento. O ministério da saúde também pouco atuo na redução dos índices de mortalidade e mobilidade das doenças, sua falha se deve ao fato de não patrocinar em nenhum momento reformas fundamentais, aumentando a sua burocracia.
Foi criado em 1956 o departamento Nacional de Endemias rurais que junto ao ministério da saúde, procurou adotar medidas iguais as do norte-americanos na década de 40, seguindo o exemplo de SESP Serviço Especial de Saúde Publica. Apesar de algumas deficiências e da baixa renda campanhas contra a malaria foram organizadas entre 1958-1956.
Outro Fenômeno que também interferi na política dae saúde foram à troca de favores existentes entre políticos e eleitorados, trocava-se leitos, ambulância e assistência hospitalar por votos.
Essas combinações de fatores exorbitantes levaram o Brasil a permanecer na lista da nações mais doentes do mundo.Regiões industriais e extremamente povoadas eram assistidas pelos hospitais, clinicas própria ou conveniadas mantidas pelos patrões e trabalhadores .Cresceu o numero de trabalhadores e dependentes com direito a tratamento de saúde provenientes dos institutos e caixas.Aumentaram os aposentados,os salários e pensões pagas pela previdência.A previdência assumiu também a assistência médico-hospitalar as esses dependentes e trabalhadores.
O setor privado da medicina começou a pressionar o governo federal para restringir os planos de construção de hospitais públicos chegando ate mesmo a interrompê-los.Aprovaram-se então leis que favoreceram os privilégios dos grupos privados prestadores de serviço médico-hospitalar , atendendo assim só quem tinha dinheiro para pagar tal assistência.
Em 1060 o governo criou a LOPS (lei orgânica da previdência social) visava reorganizar o sistema de saúde privado no Brasil uniformizando as contribuições pagas pelos trabalhadores aos institutos filiados, passando estes contribuir 8% do salário para Previdência.
Incumbido de melhorar a saúde infantil em 1956 o ministério da Saúde multiplicou os serviços de saúde e higiene infantil e postos puericultura, incluindo vacinação, acompanhamento e tratamento da população infantil.Mas, no entanto parte da população pobre continuava a consumir água poluída mesmo com as medidas sanitárias contraindo doenças digestivas.Longe de ser considerada como medida primordial na saúde a assistência às crianças era considerada como ato de bondade pelos políticos. A fome entre outras ramificações da miséria e da exploração tornou-se assunto de interesse publico.
Em meio a esse período agitado e que os médicos epidemiologos definiram a política de suas atividades.A medicina deixou de ser uma técnica com o objetivo de melhoria da saúde e passou a agir diretamente nela, cobrando de políticos verbas e leis para melhoria dela. Essa mudança do interesse medico levou os movimentos populares a destacarem nas reivindicações dos trabalhadores urbanos melhoria, mas condições sanitárias das cidades.
No campo da Enfermagem com o crescimento do setor privado e o modelo de assistência adotado pela Previdência determinaram a ampliação da pratica dessa profissão. Os profissionais de nível superior passaram a ser absorvidos em maior quantidade pelo setor publico e os auxiliares e o operacionais foram absorvido com o objetivo de redução de gastos nessas entidades.Devido a essa nova exigência o currículo que antes enfatizou a saúde publica, agora passou a absorver o ensino especializado e a assistência curativa, alem de apresentar nesse período a proliferação dos cursos de auxiliares,atendentes e técnicos devido a grande procura dos setores privados de saúde. Essa nova separação de profissões determinou uma divisão complexa de funções na Enfermagem, os atendentes e auxiliares. Cuidavam do doente limitando aos enfermeiros com formações superiores à parte de administração dos institutos. Não se pode esquecer que a existência de varias categoria na Enfermagem dificultou seu reconhecimento social, já que os usuários dos serviços de saúde não conheciam essa divisão hierárquica, e também a divulgação distorcida de alguns veículos de comunicação retardou também tal reconhecimento, tornando a profissão na visão geral um tanto depreciativa.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r